A origem da mente e do mundo

                                                                            JOSÉ LAÉRCIO DO EGITO  F.R.C.

 Tema 697
1998- 3351

“A sabedoria dos homens é loucura diante de Deus."
 — Paulo de Tarso.

A fim de que possamos entender o processo da Creação tal como é apresentado no Corpus Hermeticum, é preciso que se compreenda a origem da manifestação da mente e a origem da manifestação das coisas creadas. Esta palestra tem exatamente essa finalidade, falar como se originaram as coisas constitutivas deste universo e como surgiu a mente.

Ao nível de En Sof Eor[1], não pode se situar o Absoluto, desde que, em tal nível, existe o “sentir a necessidade de crear”. O sentir a necessidade de algo indica incompletude. Entre outras condições, como a impossibilidade de crear o “dois”, isto indica uma limitação, e, sendo assim, não se trata de um nível do Absoluto, pois, neste nível, não pode existir qualquer limitação.

O nível em que primeiro se manifesta a mente, na realidade, corresponde ao En Sof Eor. É ali que o Ser Mental tem origem. Nos níveis precedentes a mente existe apenas como um potencial, como uma condição inexpressa da Consciência Cósmica. Em tais níveis, não existe manifestação da mente, pois não existem as qualidades que a caracterizam: Pensar, Sentir, Desejar

Agora vamos procurar entender um ponto bem significativo. Fohat é o meio no qual quaisquer dos níveis subseqüentes do Absoluto se manifestam. Na realidade Fohatrecebe diferentes nomes, de conformidade com o nível em que se apresenta, assim é que, ao nível do universo, ele é, por alguns místicos, chamado de Akasha. De certa forma, podemos dizer que, dentro da creação, Fohat se desdobra nos elementos que compõemPrakriti.

Akasha é a base energética na qual se manifesta a mente. Um espírito, como temos afirmado, é uma manifestação da consciência, mas, a fim de que ela possa se manifestar, faz-se preciso a existência de um veículo, de um suporte adequado, de uma “base estrutural”. Até mesmo o pensar, o sentir e o querer – características essenciais da mente – não podem se manifestar como coisas soltas, independentes de um meio qualquer, e, assim sendo, um espírito individuado é Mente associada a uma “estrutura”, a um suporte energético, no qual se manifestam as suas qualidades. A Mente originou os espíritos, mas simultaneamente precisou de um suporte, de um “corpo” energético, para lhe servir de base para a manifestação.

Na creação, portanto, tem que ser levada em consideração a origem da “mente espiritual”, da estrutura espiritual, e o meio de atuação. A mente compreende as qualidades intelectivas, enquanto que o meio é a própria estrutura energética inerente ao espírito, que constitui o mundo no qual ele atua, desenvolve suas atividades. A estrutura do mundo resulta de um dos aspectos de Fohat, da natureza Akasha, do qual derivam os 4 elementos clássicos (fogo – ar – água – terra)[2], por outro lado o espírito, em seu aspecto intelecto, resulta do aspecto mente.

Também se pode considerar que, dentro da creação, um dos aspectos de Fohat é aquele conhecido por Akasha, que se manifesta ordenadamente, constituindo os Tatwas.

Entre as doutrinas que descrevem a creação, algumas apenas fazem referência à creação dos espíritos, e outras à creação das coisas. Poucas são as que falam da creação das coisas que constituem o mundo simultaneamente com a creação dos espíritos. No Gênesis da Bíblia não se fala da creação dos espíritos. Fala-se apenas da separação da treva e da Luz, da creação dos animais, dos peixes, do Sol e da Lua, da noite e do dia, e do homem, mas não se fala propriamente da creação dos anjos e dos espíritos, ou seja, não se fala da individuação. Por outro lado, existem doutrinas que se apegam à creação dos espíritos, sem, contudo, darem ênfase à creação do universo energético-material. Quando muito, falam da existência da formação da terra.

O que caracteriza um espírito? – Um espírito, em sua natureza manifesta, é um tanto de energia dotado de Atributos da Consciência/Mente. Num patamar mais elevado de compreensão, devemos salientar que é preferível considerar a consciência e a mente separadamente, sendo esta caracterizada principalmente por pensar – sentir – querer.

Como, evidentemente, a consciência está presente em tudo, nesta palestra queremos deixar claro que não é propriamente a “consciência” quem caracteriza os espíritos, mas sim a “mente”.

Quando surgiu Kether, a Primeira Luz se manifestou em Fohat. Nesta palestra vamos dizer que Fohat, dentro da creação, recebe diferentes nomes, conforme a maneira como se manifesta. Algumas doutrinas usam um nome próprio para Fohat, segundo a creação do universo. Este nome é Akasha (Akasha). Trata-se de algo indefinível, algo equivalente ao “Éter Universal”, “substância” primordial oriunda do En Sof Eor, e da qual toda creação no seu aspecto energético/material tem origem. Akasha é definido como um Tatwa[3]. DeAkasha saíram os outros 4 Tatwas: Ar (Vayu), Fogo (Tejas), Terra (Prithivi) e Água (Apas).

A mente, para se manifestar, depende da existência de um meio, de um suporte qualquer, e segundo mostram algumas doutrinas, ela se manifesta nos elementos oriundos doAkasha.

A creação dos espíritos, na realidade, significa a manifestação individualizada da mente, que se faz sentir num suporte básico, o Akasha.

A creação dos espíritos equivale a um desdobramento, uma individuação da mente. A Mente desdobrou-se em miríades de subunidades. O que era Uno tornou-se múltiplo, mesmo que não haja sido uma separação total, pois, em níveis mais elevados, a unidade persiste.

Quando se diz que os espíritos foram creados, isto significa que a mente cósmica se desdobrou, constituindo-se os espíritos.

Como dissemos, no Universo existem duas condições básicas: Mente e Matéria (Matéria | Energia). Como um espírito é uma individuação da Mente, é então correto se dizer que tudo aquilo que não é matéria é espírito e vice-versa. Em outras palavras, no universo existem: mente (espíritos) e estruturas (Akasha = elementos|matéria).

Antes da Creação, no nível de En Sof Eor, existe Fohat, no qual está presente a consciência, cuja “polaridade” oposta é a mente. Aqui apresentamos Fohat sob o aspectoAkasha, que tem a função de servir de veículo e de ambiente para a manifestação da mente. O que estava registrado como consciência surgiu como espírito, manifestando a mente através de um meio de expressão, o Akasha, e, quando encarnado, o meio não é apenas Akasha, mas também os demais elementos originários deste. Quando, em sua natureza puramente espiritual, há mente expressa em Akasha, e quando, em nível mais denso (entre esses o nível corporal), então há mente, Akasha e os elementos da natureza.

Concluímos dizendo que a mente surge ao nível de Deus Creador (En Sof Eor).

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[1] Nível de Deus Creador.

[2] Os antigos apenas mencionavam esses elementos além de Akasha, mas, no Taoismo e no esoterismo chinês, são mencionados mais dois elementos, que são Madeira e Metal.Outras doutrinas dizem diferentemente, são dois elementos que ainda não se manifestaram da evolução do Universo, que existem apenas em estado potencial.

[3] Nos temas 346 e 465, falamos superficialmente do significado de Tatwas; em uma próxima palestra falaremos um tanto mais a respeito do que isto significa, e assim também da sua importância.